Ultimamente, muitas empresas e consumidores têm se tornado vítimas de uma nova fraude, o Prilex.
Este é um golpe cibernético que utiliza malware instalado nas maquininhas de diversos estabelecimentos comerciais para roubar dados de cartões de crédito e débito.
O vírus atua bloqueando pagamentos por aproximação mostrando uma mensagem de erro para o cliente, que se vê obrigado a inserir o cartão na maquininha para tentar outra forma de pagamento.
É neste momento que a fraude acontece, o Prilex clona o cartão e rouba as informações financeiras do consumidor, causando grandes prejuízos ao cliente e ao estabelecimento.
O que as empresas podem fazer para se proteger?
O Prilex é um golpe sofisticado que pode ser difícil de identificar, mas, felizmente, existem algumas estratégias para evitar que fraudes como esta se repitam.
Uma das alternativas mais comuns é fazer a atualização do software dos sistemas de pagamento.
Este passo é importante não só pela segurança, mas também para melhorar o desempenho das maquininhas durante o processo.
A atualização é disponibilizada pelas adquirentes, por isso, desconfie se receber ligações ou links suspeitos de pessoas que alegam trabalhar para essas empresas, é desta forma que muitos gestores caem na fraude do Prilex.
Portanto, entre em contato com elas através dos canais de atendimento oficiais e, assim, veja como prosseguir com a atualização.
Outra forma é monitorar os sistemas de pagamento regularmente para evitar quaisquer sinais de atividade suspeita. É realizando a comparação entre o que foi vendido e o valor que deveria ser recebido que os gestores conseguem confirmar se as empresas estão realmente recebendo o que deveriam, e este processo é conhecido como conciliação financeira.
O que os clientes podem fazer para se proteger?
Ter os dados financeiros usados por cibercriminosos é uma dor de cabeça que nenhum cliente merece passar. A boa notícia é que também temos dicas para você compartilhar com a sua clientela.
Afinal, quanto mais honesto o estabelecimento for sobre os perigos de compras no cartão por aproximação, maior será a confiança que eles depositam no seu negócio. Com isso, compartilhe as seguintes dicas:
- Não insira o cartão na maquininha se ela não estiver funcionando corretamente, para isso, utilize outras formas de pagamento.
- Fique de olho nas faturas e extratos do cartão.
- Entre em contato com o banco e faça um boletim de ocorrência caso seja vítima de cobranças indevidas.
A conciliação financeira pode ser a chave para evitar golpes como o Prilex
O uso deste método pode ajudar a sua empresa a identificar fraudes, inconsistências e desvio de valores em tempo recorde. Você consegue entender a importância deste processo no dia a dia de trabalho dos seus colaboradores?
Uma das principais vantagens da conciliação financeira é a capacidade de verificar se todas as transações realizadas pela empresa foram devidamente registradas e se os valores correspondem ao que era esperado no caixa.
Isso é muito relevante em ambientes de negócios onde muitas transações ocorrem diariamente, como nas vendas presenciais.
O software on-line da Conciliadora é perfeito para te ajudar com isso! Garantimos o monitoramento de todas as transações juntos às operadoras de forma simples e objetiva.
Então, caso o seu estabelecimento seja vítima do Prilex, você saberá o que fazer antes que prejuízos maiores afetem o negócio. Gostaria de saber como aproveitar a conciliação correta para ter mais segurança, agilidade e facilidade na gestão? Fale agora com nossos especialistas!