A tesouraria e a conciliação de recebíveis são cruciais para garantir que os recursos e a saúde financeira do empreendimento sejam otimizados.

Isso porque, como guardiã dos fundos da empresa, a tesouraria desempenha um papel importante que faz dela mais do que apenas outro departamento dentro da organização, mas sim uma estratégia para garantir a estabilidade financeira e o alcance dos objetivos do negócio.

Ter uma tesouraria significa que esse departamento irá gerir o fluxo de caixa, planejando pagamentos e recebimentos, investindo e coletando recursos e monitorando as entradas e saídas de dinheiro.

Contudo, quando ela conta com ferramentas que irão simplificar, agilizar e assegurar a transparência dos dados financeiros, o potencial de sucesso do seu negócio é exacerbado.

Para entender como isso funciona na prática, confira a seguir como a plataforma da Conciliadora impacta a rotina e os resultados de uma tesouraria.

Os desafios da tesouraria sem uma plataforma de conciliação

Além de realizar a gestão do fluxo de caixa, uma tesouraria também é responsável por buscar rentabilidade e segurança aplicando os recursos excedentes da empresa em ativos financeiros.

Ela também contribui com esses excedentes ao procurar recursos financeiros no mercado por meio de empréstimos, linhas de crédito, etc. para financiar o crescimento da empresa.

Esse crescimento envolve ainda a negociação com fornecedores, controle de despesas e autorização e realização de pagamentos de contas.

Por último, a tesouraria localiza, examina e minimiza riscos financeiros, como risco de crédito, risco de inadimplência, entre outros. Ou seja, são muitas atividades que envolvem a necessidade de dados financeiros transparentes e confiáveis.

Contudo, se o processo for realizado apenas de forma manual ele será lento, trabalhoso e sujeito a erros humanos.

Como a conciliação de recebíveis otimiza os esforços da tesouraria

A conciliação de recebíveis compara de forma automatizada os registros de vendas com os valores recebidos na conta bancária, e isso ocorre em três etapas.

Conferência de vendas é a primeira dessas etapas, na qual de forma simples e automatizada, te ajudamos a conferir se todos os dados de suas vendas (POS/TEF) estão processados de forma correta na adquirente.

Assim, você evita que a adquirente deixe de registrar alguma venda por eventual falha na comunicação.

Em seguida é hora da auditoria de pagamentos, quando analisamos se suas taxas estão sendo aplicadas corretamente. Para que isso aconteça, a nossa plataforma confere seus descontos, antecipações e pagamentos não realizados.

Por fim, a conciliação bancária, que oferece controle total das suas vendas! Conferimos se os pagamentos realizados pelas operadoras foram autorizados corretamente em sua conta bancária.

E tudo isso acontece automaticamente ou com apenas alguns cliques.

Portanto, alguns dos principais benefícios da conciliação de recebíveis para a sua tesouraria são:

  • Redução da inadimplência com identificação automática que propicia uma cobrança eficiente, diminuindo as perdas financeiras e por consequência uma melhoria do fluxo de caixa.
  • Uma vez que a empresa tenha os recursos previstos para suas necessidades financeiras, evitando imprevistos e prejuízos, será possível ter uma visão precisa da situação financeira da empresa, facilitando a tomada de decisões assertivas.
  • Com maior previsibilidade, planejamento das atividades e investimentos da empresa, com base em dados concretos e confiáveis seu negócio ganha uma nova oportunidade de crescimento.

Conte com a Conciliadora para otimizar sua tesouraria

A Conciliadora é uma plataforma online que permite a conciliação automatizada de recebíveis, com integração simples e rápida, você passa a ter controle de todas as vendas online, por maquininha de cartão, entre outros.

Dê adeus a planilhas preenchidas manualmente com relatórios completos e que irão te oferecer insights valiosos sobre o seu negócio!