Dicas para o setor financeiro da sua empresa 

A boa gestão do setor financeiro é essencial para o sucesso de qualquer empresa. É a partir disso que se torna possível ter mais organização do dinheiro de dentro para fora e de fora para dentro da instituição. Neste artigo você conhecerá 5 dicas para gerir o setor financeiro da sua empresa.

Afinal, se os empreendimentos fossem automóveis, esse setor seria a válvula de escape para poder proporcionar novos investimentos, evitar gastos desnecessários e otimizar a vida financeira. 

Por isso, para te ajudar a gerir esse setor com a importância que ele merece, selecionamos 5 dicas simples que poderão fazer muita diferença no dia a dia da sua empresa. Confira!  

1) Faça um bom planejamento financeiro

O planejamento é fundamental na gestão financeira. Dimensionar corretamente o capital de giro, por exemplo, ajuda a diminuir a probabilidade de ter que recorrer a empréstimos bancários.

Além disso, um bom planejamento pode prevenir perdas e gastos desnecessários e manter suas finanças seguras durante o ano todo.

Afinal, não dá para velejar à deriva nos negócios. Ter um rota, um plano, é essencial para alcançar seus objetivos.  

2) Defina orçamentos mensais e anuais

Alguns investimentos podem se mostrar ótimas oportunidades. Porém, isso deve ser muito bem controlado e calculado para que não gere uma instabilidade no negócio. Por isso, tenha sempre definido um orçamento mensal e anual. 

Saiba o quanto pode gastar a cada mês e atente-se para não ultrapassar o teto.

Assim, ao fim do ano, sua empresa terá mais saúde financeira. Sem surpresas desagradáveis que possam fugir do controle.   

3) Use plataformas tecnológicas

Existem atualmente inúmeros softwares que tornam o gerenciamento das finanças muito mais prático e objetivo. E engana-se quem pensa que o uso dessas ferramentas é mais indicado para as empresas de médio e grande porte.

Usar a tecnologia como aliada é essencial para qualquer negócio. Afinal, o mundo mudou, quase tudo agora é online e digital. 

Então, nossos negócios também precisam estar em sintonia com o mundo e o consumidor dos dias atuais. Inclusive para a organização interna das empresas.

4) Conheça seus prazos

Ter ciência de quais são as restrições de prazo, as datas de recebimento e vencimento das contas é essencial. Isso evita atrasos nas quitações e, assim, o pagamento de juros, por exemplo.

E claro, permite maior organização de suas finanças com gastos. Além de proporcionar maior viabilidade para investimentos a serem feitos.

5) Faça todos os registros

É o setor financeiro o responsável pelo registro de entrada e saída do fluxo monetário da sua empresa. Eles evitam que se perca o controle e a gestão sobre as vendas, possíveis atrasos, recebíveis, lucros e etc. 

E para os comerciantes, esse registro ainda é importante para o momento da conciliação, essencial para se ter certeza de que seu negócio está de fato recebendo tudo que vende e pagando apenas as taxas contratadas aos bancos e adquirentes (maquininha de cartão). 

E aí, gostou das 5 dicas para gerir o setor financeiro da sua empresa?

Quais delas você acha que já dá para colocar em prática neste mês? Fique ligado em nosso blog, vamos sempre trazer conteúdos como este para ajudar você e a sua empresa crescerem.