A conciliação de recebíveis é um processo essencial para qualquer empresa que recebe pagamentos com cartão de crédito ou débito, principalmente em caso de recebimentos recorrentes, pois é por meio da conciliação que é possível comparar os registros das vendas realizadas com os valores recebidos das operadoras de cartão.
Quando falamos de recebimentos recorrentes, a conciliação é ainda mais importante e prática porque esses pagamentos são realizados em intervalos regulares, o que torna mais fácil identificar eventuais erros ou irregularidades.
Ou seja, a conciliação garante a exatidão dos dados financeiros da sua empresa e evita prejuízos.
Confira como conciliar recebimentos recorrentes de forma eficiente e segura.
O processo de conciliação de recebimentos
Antes de iniciar a conciliação de recebimentos recorrentes, é importante entender o processo como um todo. Ele pode ser dividido em três etapas:
- Conferência de vendas:
De forma simples e automatizada, te ajudamos a conferir se todos os dados de suas vendas (POS/TEF) estão processados de forma correta na adquirente. Assim, você evita que a adquirente deixe de registrar alguma venda por eventual falha na comunicação.
- Auditoria de pagamentos:
Analisamos se suas taxas estão sendo aplicadas corretamente. Para que isso aconteça, a nossa plataforma confere seus descontos, antecipações e pagamentos não realizados.
- Conciliação bancária:
Controle total das suas vendas! Confira se os pagamentos realizados pelas operadoras foram autorizados corretamente em sua conta bancária.
Conciliação de recebimentos recorrentes
A conciliação de recebíveis recorrentes é um tipo específico de conciliação de recebíveis que se concentra em pagamentos que são realizados em intervalos regulares, como mensalidades, assinaturas ou serviços de streaming.
A conciliação de recebimentos recorrentes pode ser mais complexa do que a conciliação de recebíveis tradicionais.
Isso, porque os recebimentos recorrentes podem envolver taxas, descontos e outros detalhes que precisam ser considerados na conciliação, dessa forma a conciliação garante registrados corretos e que a empresa não perca dinheiro devido a erros ou fraudes.
Para conciliar os recebimentos recorrentes, nossa tecnologia irá analisar os registros das vendas realizadas, extratos das operadoras de cartão e os registros financeiros da empresa.
Essa análise inclui a verificação de datas, formas de pagamento, bandeiras do cartão, taxas cobradas e valores repassados.
É possível criar um cronograma para realizar a conciliação de recebíveis recorrentes regularmente, dividindo o processo de conciliação em etapas menores como as mostradas anteriormente para tornar a tarefa mais gerenciável.
Alguns problemas comuns que podem ser identificados incluem:
Vendas não registradas
Se uma venda não estiver registrada na conciliação de vendas, é possível que ela não tenha sido processada corretamente pela operadora de cartão.
Vendas registradas com valores ou taxas incorretas
Valores incorretos na conciliação de vendas são um sinal de que a operadora de cartão tenha registrado o valor errado ou não considerou as taxas certas no momento da venda.
Vendas não conciliadas financeiramente
Isso acontece quando uma venda é registrada na conciliação de vendas, mas não houve a conciliação bancária, causando o não recebimento do valor da venda.
Por que escolher automatizar a conciliação de recebíveis recorrentes?
Como vimos, a conciliação de recebimentos recorrentes é uma prática essencial para garantir a exatidão dos dados financeiros da empresa e evitar prejuízos.
Ao realizar esse processo de forma automatizada é possível evitar erros da tarefa manual que passam despercebidos, além de ganhar eficiência, segurança dos dados, economizar tempo e liberar sua equipe para focar em fazer o seu negócio crescer.
É ao automatizar que você consegue controle total de suas vendas, facilidade no fechamento do caixa, potencializar suas decisões com dados corretos, relatórios completos e muito mais vantagens que só a plataforma online da Conciliadora oferece.