Fraudes: mais atenção às vendas em 2023
O ano de 2022 foi marcado por um aumento significativo nas fraudes com vendas em cartões de crédito no Brasil. Segundo a Associação de Bancos Brasileiros (FEBRABAN), foi perdido por meio de fraudes com cartões de crédito cerca de R$ 3,2 bilhões em 2022, um aumento de 14% em relação a 2021.
O crescimento das compras online e a falta de conscientização dos consumidores são os principais fatores que contribuem para esse aumento.
O avanço tecnológico não vale só para o bem
Os criminosos estão cada vez mais sofisticados em suas táticas para realizar fraudes, incluindo clonagem de cartões, fraude de identidade e roubo de informações de cartões de crédito.
Além disso, eles também se aproveitam de falhas de segurança nas transações online para obter informações sensíveis dos consumidores.
Ou seja, a tecnologia também tem um papel importante na execução dessas fraudes. Com a popularização das compras online, então, os criminosos têm mais oportunidades de obter informações sensíveis, como números de cartões de crédito e senhas.
Outro aspecto agravante é a falta de investimento em tecnologias avançadas de segurança por parte de algumas empresas.
Pontos importantes de prevenção
Para prevenir fraudes com cartões de crédito, é importante que os consumidores adotem medidas de segurança básicas, como não compartilhar informações pessoais e verificar regularmente suas contas bancárias e as faturas do cartão de crédito.
Além disso, as empresas devem investir em tecnologias avançadas de segurança para detectar e prevenir essas fraudes.
A FEBRABAN também tem trabalhado para sensibilizar os consumidores sobre os riscos de fraudes, além de desenvolver soluções que possam preveni-las, como a implantação de programas de educação financeira e a promoção de medidas de segurança em todas as transações com cartões de crédito.
A conciliação é sua aliada na eliminação das fraudes
Se já não é tarefa simples manter o nosso negócio em destaque, crescendo e rentável, na hora de receber é que não podemos mesmo ter riscos.
E, quando se fala em vendas, quanto mais transações com cartões realizamos, mais difícil é o controle em relação a elas.
Claro, e quando não se tem essa conferência os riscos e fraudes são altos. Entre eles estão:
- Receber menos do que deveria nas vendas;
- Cobranças de taxas indevidas;
- Estar sujeito a fraudes;
- Perder tempo com processos manuais;
- Alto custo com equipes específicas para esses processos;
- Sofrer com erros e má intenções internas na empresa.
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