Mesmo as empresas mais experientes podem cometer erros comuns na conciliação de recebíveis. Isso pode acontecer por diversos motivos, como falta de atenção, desorganização ou falta de ferramentas adequadas.
Para que o seu negócio não cometa erros que causam prejuízos, além de contar com a ajuda da plataforma da Conciliadora, é importante conhecer quais são esses erros e assim conseguir evitá-los.
Afinal, quais são os erros comuns na conciliação de recebíveis?
Para uma conciliação de recebíveis bem-sucedida é fundamental ter um controle financeiro muito bem organizado, com registros atualizados de todas as vendas, pagamentos e taxas relacionadas ao recebimentos. Sem esse controle financeiro adequado fica muito mais difícil identificar possíveis erros na conciliação. É por isso que os erros comuns na conciliação de recebíveis incluem:
Não realizar a conferência de vendas
É fundamental garantir que todas as suas vendas foram registradas pelas adquirentes e é isso que a conciliação de recebíveis faz. Com ela é possível conferir de forma simples e automatizada se todos os dados de suas vendas, integradas ou não ao seu sistema de pagamento (POS/TEF), estão processadas de forma correta na adquirente.
Uma solução completa, como a da Conciliadora, identifica e corrige erros de comunicação, evitando que a adquirente deixe de registrar alguma venda. Contribuindo para uma melhora do seu controle financeiro e evitando perdas financeiras.
Falta de conciliação bancária
Não adianta ter todos os registros financeiros corretos se o dinheiro não cair de fato na conta. Portanto, atente-se aos depósitos bancários não identificados, que podem representar um prejuízo significativo, mas que podem também ser descobertos a partir da conciliação bancária.
A conciliação bancária é um dos processos de uma conciliação de recebíveis completa, e a sua falta também está entre os erros comuns na conciliação de recebíveis, podendo ser, inclusive, um sinal de alerta para fraudes.
Se um depósito com valores de vendas não for identificado, é importante conseguir saber que isso aconteceu para que o problema possa ser solucionado. A falta da conciliação bancária impacta também o fluxo de caixa, o que por sua vez pode afetar a capacidade da empresa de pagar suas contas e fazer investimentos.
Não conferir as taxas
Mais um dos erros comuns na conciliação de recebíveis, a falta de conferência das taxas cobradas pelas adquirentes e pelas bandeiras de cartão gera prejuízos. Elas devem ser monitoradas regularmente para garantir que estejam corretas e realizar esse processo de forma automatizada é muito mais prático e seguro.
Com a conciliação de recebíveis, as taxas das empresas são analisadas por nossa plataforma para garantir sua precisão. Através de algoritmos avançados, são identificados possíveis erros ou discrepâncias, como taxas incorretas, descontos não aplicados ou antecipações indevidas.
Essa análise é importante para que as empresas possam evitar perdas financeiras, melhorar a precisão dos relatórios financeiros e cumprir com as obrigações fiscais.
Não fazer a conciliação regularmente
A conciliação de recebíveis deve ser realizada regularmente, de preferência semanalmente ou até mesmo diariamente. Se a conciliação não for realizada com frequência, pode ser difícil identificar erros ou fraudes.
Em geral, esse tipo de erro é cometido porque muitas empresas tentam realizar o processo de conciliação de forma manual, em vez de automatizar a operação e ter mais praticidade e segurança.
Como evitar erros na conciliação de recebíveis
Para evitar erros comuns na conciliação de recebíveis, é importante querer resolver os gargalos da gestão financeira. E a melhor forma de fazer isso é com a Conciliadora, que em apenas 3 etapas confere vendas, faz a auditoria de pagamentos e então faz a conciliação bancária.
Tudo isso é realizado de forma automática, adaptada às necessidades do seu negócio e com transparência de dados. Não importa o quão desorganizados os registros da sua empresa possam estar, conta com a Conciliadora para solucionar esse problema, evitar erros e permitir que seu negócio cresça com segurança financeira.