O poderoso mercado das bandeiras de cartão
Você conhece o poderoso mercado das bandeiras de cartão? Certamente, já usou cartões das principais operadoras do mundo, Visa e Master. Não à toa, juntas foram responsáveis pela transação de 366 bilhões de dólares em 2021, o que representa 63% do valor movimentado em transações com cartões.
Nesse sentido, de janeiro e dezembro de 2021, segundo o portal especialista Nilson Report, foi realizada uma movimentação que gira em torno de 580 bilhões de dólares em cartões no mundo todo.
Ainda, entre as duas bandeiras já citadas, vale ressaltar uma outra, responsável por 34% das transações, com 198 Bi. Trata-se da chinesa UnionPay, que ficou à frente, inclusive, da Mastercard no número de vendas realizadas.
Poder de mercado: Visa x Master
Agora, voltando ao nosso comparativo entre Visa e Master, vamos traçar um paralelo sobre seus valores de mercado:
- A Visa, segundo a própria empresa, tem um valor de mercado avaliado em 450 bilhões de dólares. Enquanto a Mastercard, também de acordo com dados dela mesma, vale cerca de 350 bilhões.
- Agora, em relação aos respectivos valores processados, a Visa tem 10,4 trilhões e a Master 7,7 trilhões.
- Quanto às receitas líquidas, a Visa possui 24,1 bi e a Mastercard 18,9 bi.
- Já o lucro líquido, possui, também, ligeira diferença: Visa com 12,3 bi e Master 8,7 bi.
Vale ressaltar que todos esses números são disponibilizados pelas próprias operadoras e estão sempre em dólares. E, fazendo uma prévia análise, percebe-se que a Visa sempre fica à frente, apesar da diferença dos números ser sempre leve, a não ser pela diferença de 100 bilhões em seus valores de mercado.
Movimentações bilionárias
Agora, pensando em relação a esses números de transações, podemos entender que muitas empresas estão envolvidas nesses processos. Começando com a compra realizada pelo consumidor, passando pelas adquirentes, bancos, conciliadoras e as próprias operadoras, além das lojas e demais negócios, claro.
Ou seja, esse mercado movimenta, literalmente, centenas de negócios e segmentos. É impossível, nos dias atuais, imaginar como comércios funcionariam sem as operadoras, mesmo em um cenário em que o Pix e outros meios de pagamentos começam a se destacar.
Assim, levando em consideração tamanha movimentação, a conciliação se torna tão importante para as empresas, afinal, tão essencial quanto vender, é saber se as vendas estão de fato chegando até você.
Realidade da sua empresa
E no seu negócio: essas operadoras de cartões estão fortemente presentes também? Quais são os meios de pagamento que mais movimentam as suas vendas?
Para saber mais e entender como a conciliação pode potencializar os seus recebíveis, basta clicar aqui e falar, sem compromisso, com nossos consultores disponíveis.