Com a popularização do Pix, o sistema de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central do Brasil (BCB), é cada vez mais comum que empresas utilizem a ferramenta para receber pagamentos de seus clientes.
No entanto, é importante que as empresas estejam atentas à conciliação dos pagamentos em Pix.
A conciliação é um processo fundamental para as empresas, pois permite verificar se todas as transações que foram realizadas em determinado período foram efetivamente pagas e se os valores que foram recebidos correspondem aos valores que deveriam ter sido recebidos.
No caso do Pix, é ainda mais importante realizar a conciliação, uma vez que os pagamentos são instantâneos e podem gerar mais erros e até fraudes.
Entenda o CNAB 750
O CNAB 750 é o arquivo estabelecido pela FEBRABAN com a intenção de padronizar a representação das transações de Pix. Cada transação possui uma identificação específica e deve ser validada corretamente pelo estabelecimento para que a conciliação correta seja realizada..
Caso haja alguma inconsistência na identificação dessas transações, pode haver dificuldades na conciliação dos pagamentos. Por exemplo, pode ser que a empresa não consiga identificar a transação correspondente a determinado pagamento, ou que identifique uma transação incorreta, o que pode gerar problemas na contabilidade e no balanço financeiro da empresa.
Por isso, é fundamental estar atento à conciliação dos pagamentos em Pix, verificando se todos os pagamentos foram efetivamente recebidos e se os valores e tarifas correspondem ao que deveria ter sido recebido.
Além disso, é importante que as empresas realizem a identificação correta da transação Pix para que possam conciliar os pagamentos com precisão e evitar problemas contábeis e financeiros.
Pagamentos em Pix Bradesco e Banco do Brasil: aqui nós conciliamos
O Banco do Brasil e o Bradesco já disponibilizam envios e recebíveis por meio do Pix, inclusive em maquininhas de cartão. E aqui, na Conciliadora, a nossa tecnologia avançada já é capaz de identificar e conciliar esse tipo de pagamento para os nossos clientes.
COMO FUNCIONA?
- Cobrar: na maquininha, o lojista informa o valor da venda e seleciona Cobrar>Pix/QRCode
- Pagar: o cliente acessa o app e toca em Pix > Pagar QR Code. Depois é só apontar o celular para a maquininha.
BENEFÍCIOS PARA SUA EMPRESA
- Disponibilidade imediata do valor em qualquer dia da semana
- Praticidade pra empresa e para o cliente
- Inovação na forma de receber pagamentos
- Mais opções de recebimento
- Contratação 100% online
- Tarifas de recebimento via QR Code Pix
MAIS VANTAGENS
- Experiência dos clientes: modelo de pagamento simples, versátil e intuitivo.
- Instantâneo: os recursos ficam disponíveis na sua conta em poucos segundos.
- Seguro: você conta com toda a segurança do Banco do Brasil.
- Pagamento pelo celular: basta o cliente apontar para o QR Code do seu negócio e confirmar a transação. Pronto! Pagamento recebido.
BRADESCO
O Pix na maquininha de cartão é mais uma vantagem do Bradesco para estabelecimentos e empresas. Com ele, o valor da venda é recebido na hora.
A contratação pode ser realizada rapidamente de forma online, clicando aqui.
Caso já trabalhe com a maquininha, existe um passo a passo para contratação desse serviço diretamente pelo aparelho, clique aqui e confira.
BANCO DO BRASIL
O Pix Cobrança já está disponível no BB! Com ele você pode fazer as cobranças dos seus recebimentos com facilidade, agilizando ainda mais o pagamento pelo seu cliente.
Clique aqui e veja como é fácil utilizar a solução que disponibiliza para o cobrador acrescentar a data de vencimento, juros, multa, abatimento e desconto.
As tarifas Pix estão inclusas em todas as Cestas de Benefícios PJ. E quem é MEI ou EI, ainda continua com a isenção de tarifas do Pix!